quarta-feira, 18 de agosto de 2010

REESCRITA DOS CLÁSSICOS LITERÁRIOS

Foi desenvolvido um projeto de literatura com a 6ª, 7ª e 8ª série. Iniciou-se selecionando os clássicos literários para cada série e os alunos então leram os livros selecionados. Na sequência houve explosão de idéias e formação de grupos para refletirem como os clássicos literários aparecem na realidade vivida hoje. Após essa reflexão, foi feita a reescrita dos clássicos literários na atualidade. As turmas também olharam o filme: “Xuxa em o mistério de Feiurinha”; como também muitos alunos leram o livro do escritor Pedro Bandeira: “O fantástico mistério de Feiurinha”. Finalizou-se o trabalho com uma gincana cultural sobre os clássicos e encerrou-se com um teatro desenvolvido pela 7ª série.
Coordenação da Professora Andréia Plentz
Abaixo dois textos que foram reescritos na atualidade.

Reescrita do clássico “Três Porquinho”
Os três irmãos negros e o racista

Marlon, Dieson e David eram irmãos. A cor da pele deles era escura como a noite. Eram negros e muito bonitos. Os três irmãos moravam no interior de uma cidade pequena. A mãe dos garotos faleceu e tiveram que se mudar para a cidade grande.
Quando chegaram naquela grande cidade, começaram a procurar uma casa para alugar. Contudo, as casas eram tão pequenas que somente uma pessoa podia morar. Decidiram cada um alugar sua própria casa e, por sorte, uma casa ficava ao lado da outra.
Uma semana passou e perceberam que na rua onde moravam, um cara branco e velho não gostava deles porque era racista.
Ele ameaçou os garotos de morte, se não saíssem de lá, mas não saíram. O velho racista bateu à porta da casa do primeiro garoto, o mais novo. Ele abriu a porta e o homem quase o acertou com um pedaço de madeira, mas ele saiu correndo para a casa do segundo irmão. O velho então arrombou a porta que caiu ao chão e mal deu tempo para os dois fugirem para a casa do terceiro irmão, o mais velho e mais corajoso. Quando o velho racista chegou, empurrou a janela, jogou-se para dentro e caiu dentro de uma bacia cheia de água fervente.
A pele da sua barriga saiu toda. Ele sofreu, mas aprendeu que ser racista “está fora”. E os irmãos viveram unidos e felizes por muito tempo.
Joice Francieli Süptitz e Camila Fernanda Stein Stürmer- 8ª série

Reescrita do clássico “Cinderela”
Cinderela Moderna

Cinderela era uma jovem moderna, linda e acima de tudo amava os pais. Após a morte da mãe, seu pai casou com uma mulher chamada Verônica que tinha 28 anos. Após o casamento Cindi e seu pai Antônio foram morar com Verônica e suas duas irmãs, Pâmela e Vanessa.
Verônica só estava interessada no dinheiro de Antônio, tanto que a matou. Cindi teve que ficar com as três, limpando toda a casa e contentando-se com pouco.
Quatro meses após a morte de Antônio, naquela cidade, o príncipe Juvenal fazia uma festa para escolher a princesa ideal para se casar. Pâmela, Vanessa e Verônica foram convidadas para a festa e Cindi teve que fazer os vestidos das três.
Na noite da festa Cindi estava triste e meio pirada, falando com o secador de cabelo. Ficara magoada só porque ele não respondia. Até que algo mágico aconteceu. Uma criatura estranha pulou e quebrou a janela. Seria um homem de vestido? Ou apenas uma mulher feia? Coisa que nem Cinderela conseguia identificar. Então Cinderela falou:
- Que bicho feio é esse? Você vai ter que pagar o conserto da minha janela!
- Calma! Eu sou seu mago - falou aquela criatura. “Vou te deixar maravilhosa e fazer aquele gato ficar gamado”!
-Então chega de papo e me transforma logo!
- Falou!
O mago de Cinderela transformou-a em uma linda menina de vestido minúsculo. Transformou o secador em um lindo motorista, que pela falta de sorte de Cinderela ainda não falava, e transformou a TV em um carro.
Chegando ao baile funk o mago disse:
- Escuta aqui garota! Vê se volta antes da meia-noite ou ficará sem carona e você vai ter que ir de expresso canela!
-Falou chefia! - Disse Cinderela.
Na festa o príncipe não parava de elogiá-la.
Quando já era onze e cinquenta e oito, Cindi saiu correndo e no final acabou esquecendo o celular na festa. É claro que achou que tinha sido roubado e fez queixa na delegacia.
O príncipe levou o celular à polícia local e descobriu quem era a gata da festa.
Após um ano namorando, o príncipe Juvenal acabou casando com Cinderela, deixando Pâmela, Vanessa e Verônica de boca aberta.
Larissa Schafer- 7ª série