quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dica de Leitura






A EMEF São Bento continua proporcionando dicas de leitura.


Desta vez as dicas são das alunas Morgana e Andriele, 7ª série.


Vamos lá...ler é fundamental!




Procura-se uma bicicleta
Autor: Friedrich Scheck

Tiago sentou-se em um canto e começou a chorar, pois sua bicicleta havia sumido. Ele tinha juntado durante meses sua mesada e quando havia conseguido comprar uma bicicleta, foi roubada..
Contou logo para Daniel e resolveram começar a busca. Elaboraram cartazes e espalharam pela cidade. No dia seguinte passearam pelas ruas e estranharam que alguns dos cartazes haviam sumido. Conversaram com lojistas e descobriram que um menino havia tirado os cartazes e informado que o problema já estava resolvido. Sabendo disso não desistiram e penduraram outros cartazes.
Durante a noite Tiago recebeu uma ligação telefônica que tinha o objetivo de intimidá-los e solicitou que deveriam parar de colar cartazes.
Daniel e Tiago decidiram que procurariam pistas pela rua e andaram até que ficaram famintos. Daniel foi até uma lanchonete e comprou um cachorro quente , enquanto isso Tiago ficou sentado em um banco esperando por alguma pista. Quando Daniel chegou foram até a praça e viram um garoto com um boné vermelho, que parecia suspeito de ter arrancado os cartazes e viram que ele estava chorando, foram ao encontro dele , pediram seu nome e ele respondeu que era Afonso Dutra, logo viraram amigos.
N o dia seguinte se encontraram e ele passou características de quem havia roubado a bicicleta , mas não poderia dizer muito mais porque Risque poderia acabar com ele.
Os dois não desistiram e descobriram muitas pistas!
Se quiseres participar dessa aventura, leia o livro!

Morgana Herrmann/ 7ª série

“O fantástico mistério de Feiurinha”
Autor: Pedro Bandeira

Estava Pedro Bandeira apontando seus lápis e separando algumas folhas quando de repente, apareceu um ser estranho e todo colorido. Achou que fosse o embaixador da França, mas não era. Era Caio Lacaio, que veio em uma estranha missão e disse que as princesas do reino encantado o tinham mandado porque uma das princesas havia sumido, e o nome dessa princesa era Feiurinha. Teria Caio Lacaio que encontrar o autor da história de Feiurinha no mundo real, porque no mundo encantado ninguém lembrava da história dela.
Pedro Bandeira ficou assustado, pois nunca tinha ouvido falar de nenhuma história com esse nome. Já Caio Lacaio pensou em procurar outros autores, pois alguns deles poderiam conhecer a história de Feiurinha. O dia se passou e nada. Caio avisou as princesas que nenhuma informação havia sido encontrada. Quando souberam da notícia ficaram desesperadas, pois se uma delas havia desaparecido “o encanto de ser feliz para sempre poderia acabar”.
Resolveram então ir até esse tal autor Pedro Bandeira, onde Caio estava e quando chegaram foram recebidas com solenidade por Caio Lacaio.
Conversaram com o autor e perguntaram se ninguém com quem ele havia falado conhecia a história, e a resposta foi negativa. Tocou então a campainha e era um telegrama de um autor alemão e no papel estava escrito a resposta da pergunta que Pedro Bandeira havia feito para todos os autores: ”Conhecem a história de Feiurinha?” E a resposta era ...não! E ele também não conhecia.
Branca de Neve desandou a chorar. Pensou que todas as princesas desapareceriam se não encontrassem Feiurinha. Pedro Bandeira consolou-a e disse-lhe que elas jamais desapareceriam porque suas histórias foram eternizadas.
Era esse então o mistério de Feiurinha!!!Ela desapareceu porque ninguém havia escrito a sua história, disse uma das princesas. E Jerusa, a empregada de Pedro Bandeira, falou que conhecia a história de Feiurinha. Começou então a contar...
Era uma vez, uma linda menina que nasceu em uma casa muito pobre, mas era muito amada. Um dia ouviram batidas na porta e eram três bruxas que roubaram a menina dos pais.
Muito tempo se passou, ela cresceu conhecendo as bruxas e um velho bode que era seu amigo, pensava que essa era a sua família.
Numa tarde, as bruxas saíram e deixaram Feiurinha sozinha com o bode. Feiurinha estava muito triste porque achava que era muito feia, já que as bruxas sempre diziam que ela era horrorosa e que elas eram lindas. Começou então a chorar, uma nuvem pairou sobre o bode e ele se transformou em um lindo príncipe. O príncipe disse que iria ao seu reino para retomar suas posses, voltaria para buscá-la, e os dois se casariam e seriam felizes para sempre.
Um tempo depois as bruxas voltaram e sentiram a falta do bode. Perceberam que Feiurinha havia o desencantado e bolaram rapidamente um plano...
Querem saber como continua a aventura? É só retirar e ler o livro!!! Ele é muito interessante!!!! Eu recomendo!

Andriéli Mota Conrad - 7ª série